Feeds:
Posts
Comentários

Archive for 29 de setembro de 2008

Meme do bebê

Vi no blog da Patty e, como não sou nem um pouco nostálgica, resolvi participar. Nesse meme basta a pessoa postar uma foto de quando era bebê. Lá vai:

Já maiorzinha…

Sempre gostei de uma fotografia, fazia altas poses, nem ligava se estava linda com a bota ortopédica! Eu já postei algumas fotos de quando eu era criança aqui.

É um meme livre, ok! Eu gostaria de saber como algumas amigas eram quando bebês: Bia (não esqueci o meme das músicas!), Lorena, Sam, Luma, Yvonne e quem mais quiser participar da brincadeira.

Read Full Post »

Sábado foi dia de São Cosme e Damião e eu tenho o costume de dar saquinhos com doces para a criançada. Nada relacionado à religião, apenas tento manter viva uma parte da minha infância em que esse dia era esperado – e muito alegre. Lembro que eu e minha irmã, quando o calendário escolar permitia, podíamos até faltar à escola e o dia era todo dedicado a “correr” atrás de doces. Nasci e cresci numa vila em Jacarepaguá, onde todos da rua eram conhecidos e bastava alguma criança dar o alerta (Estão dando doces!!!!) para a dupla Evinha e Ellinha saírem em disparada. No final, enchíamos bacias com muitas guloseimas, separando aqueles dos quais não gostávamos, tipo maria-mole, doce de abóbora, essas coisas. Era o dia em que doces e besteiras eram liberados, rs…

Pelas lembranças açucaradas, tento preservar esse costume e é com muito carinho que escolho os doces, arrumo os saquinhos (atualmente já com a ajuda do Gui) e distribuo para as crianças. E pela primeira vez a parte da distribuição foi difícil. As crianças do meu condomínio tomaram chá de sumiço no sábado a tarde, separei alguns para os amiguinhos do Guilherme e os meninos que encontrei faziam aquela cara de espanto: ah, é, hoje é dia de Cosme e Damião… Em uma hora de distribuição ainda estava com 90% dos saquinhos para distribuir – e meio decepcionada, confesso. Cadê a correria, a algazarra alegre, crianças abrindo os saquinhos e conferindo se tinha aquele doce preferido? Muitos não aceitavam, ou por motivos religiosos, ou por sei lá, acharem que tem veneno nos doces! Por isso, escalei meu maridão e, de carro, saí distribuindo os saquinhos com meu marido por Recife. Foi então que me vi, parada no sinal de trânsito perto de uma comunidade carente, com o carro rodeado por crianças de todas as idades, felizes e correndo atrás da tia que estava dando doce.

Infelizmente percebo que é uma tradição que está perdendo força, as crianças não ficam mais nas ruas, livres para “correr” e pegar esses saquinhos, as pessoas são muito mais desconfiadas… É uma pena. Em compensação, o movimento do Halloween é cada vez maior, vai entender! Talvez tenha sido o último ano que fiz a minha parte e pude voltar num tempo mais inocente e feliz. Ah, a foto do post não é dos meus saquinhos, pois acabei esquecendo de registrá-los.

Curiosidades:

– Meu doce predileto é o suspiro e ele não é vendido em Recife. Talvez seja por causa do clima, procurei em todos os lugares e não achei nada!

– Bananada é conhecida por Nego Bom e além de banana, tem como ingrediente côco. Coisas de Pernambuco 😉

– Uma idéia de como é essa data no Rio de Janeiro... É, deve ser uma tradição de quem mora no subúrbio ou na zona oeste do Rio, mas garanto que as crianças são muito felizes!

Read Full Post »